quem sai do bbb13

domingo, 30 de dezembro de 2012

audiencia


Retrospectiva 2012, Você leu no RD1: Os Destaques do Ano

O QUE FEZ SUCESSO

Saga de Nina e Carminha se tornou um fenômeno
A AVENIDA QUE PAROU O MUNDO
Se a tradicional ‘novela das 21h’ já era responsável pelas reuniões familiares, Avenida Brasilelevou a classe e promoveu “reuniões” em bares, condomínios, restaurantes e até nos bastidores de programas da concorrência. O Ibope foi incapaz de medir com exatidão o real sucesso da trama, que ditou tendências, bordões e paixões.
Dos ovos benedict de Nina ao “hi hi hi” de Nilo, Avenida parou o Brasil. No Twitter, avatares foram “congelados”, enquanto a Veja tentava explicar o fenômeno; já Zezé desafiou alguém a chamá-la de amendoim e foi alçada à condição de ‘meme’. Tufão aderiu à literatura clássica enquanto os telespectadores tentavam lhe avisar quem era sua doce esposa.
No capítulo final, quase 80% dos lares brasileiros ficaram em silêncio enquanto Carminha chorava.
Tudo isso por culpa da Rita, é claro. Culpa dela e de uma equipe que entrou para a História da teledramaturgia nacional.
As empreguetes mais cheias de charme do Brasil
AS ‘BRABULETAS’ VOARAM
Quem aí se lembra das empregadas domésticas caladas e comportadas, que mal abriam a boca durante a novela e só apareciam ao atender o telefone? Cheias de Charme declarou sua extinção.
A novela dos estreantes Filipe Miguez e Isabel de Oliveira entrou para o rol de tramas inesquecíveis ao apostar em protagonistas inimagináveis: Saíram as mocinhas de vestidos impecáveis e entraram as “mocinhas do avental”.
Com uma atuação sublime, Cláudia Abreu encarnou uma diva em decadência e, mesmo caricata, atingiu o ponto máximo do realismo. O trio de Empreguetes (que pega às 7…) também não deixou por menos. O sucesso é tanto, que segundo boatos, as “curicas” são as novas queridinhas do rei Roberto Carlos…
O elenco que conquista adultos e crianças pelo Brasil
UMA MULTIDÃO QUE EMBARCOU
Contando uma história tão conhecida quanto a Branca de Neve, o SBT renasceu e recuperou a tão sonhada vice-liderança. Carrossel, produção simplória (e barata), cativou milhões de fãs (e anunciantes), dobrando a audiência da emissora em sua faixa de exibição e derrotando a Record em todos os confrontos até agora.
A novelinha triunfou ao encontrar uma fatia de público há muito abandonada pelo horário nobre: as crianças. Rendidos, muitos papais e mamães embarcaram no Carrossel do SBT e compraram CD’s, DVD’s e bonecas que desapareceram das prateleiras. Encabeçando o elenco, Rosanne Mulholland compôs uma Helena suave, que arranca suspiros com a facilidade de quem há muito é acostumada a encantar. Encarnando a mini-vilã Maria Joaquina, coube a Larissa Manoela chefiar o elenco infantil e espantar o público com sua maturidade ao “domar” uma personagem capaz de despertar raiva e compaixão.
A despeito da “mídia especializada” Carrossel manteve-se em alta, chegando a incomodar a milionária Salve Jorge de Glória Perez. As crianças apaixonadas e os papais livres para descansar durante uma horinha agradecem. O SBT também, é claro.
Silvio Santos surgiu grisalho e renovou sua marca
O VELHINHO QUE SE DIVERTE
Iphone tem 5 anos de idade. Silvio Santos tem 82, mas ainda possui mais fãs do que o aparelhinho da Apple. Em 2012, o apresentador se destacou por quebrar o protocolo e, consequentemente, aproximar-se ainda mais do público. Seja com tiradas impagáveis ou piadinhas maliciosas, Silvio renovou o título de “Rei dos Domingos”. Seu destaque (e sua audiência sempre na casa dos dois dígitos) chama a atenção justamente por sua idade.
Numa Era em que o almoço de ontem já foi esquecido, existe um velhinho que insiste em ser lembrado!
"The Voice Brasil" se consolidou um grande sucesso de audiência e repercussão
A ESTREIA DO ANO
“Somente a Globo poderia pôr um produto tão caro e nobre nas tardes de domingo”.
As palavras são do argentino Diego Guebel, diretor artístico da Band, espantado com o poderio da concorrente. Diego tem razão. O The Voice Brasil foi a personificação do padrão Globo de qualidade. Mesmo prejudicado pelo horário inconstante, o programa fez o que o equivalenteÍdolos jamais conseguiu fazer: paralisar o país. Atração mais citada no Twitter, o The Voicecontou com um quarteto de jurados afinado, um cenário perfeito e uma produção primorosa. Num horário modorrento, o reality inflou o share e foi a medalha de ouro da Globonum ano complicado para a emissora.
Produção de qualidade, Rei Davi incomodou a Globo
O REI SOLITÁRIO
Num ano dificílimo para a Record, a emissora se destacou com Rei Davi. A minissérie, terceira do filão ‘bíblico’, contou a belíssima história de um homem imperfeito tentando permanecer fiel ao Deus Perfeito. Com direção impecável e atuações convincentes, Rei Davi incomodou a Globo em diversas ocasiões e, mais importante do que isso, consolidou a Record como sinônimo de qualidade, ao menos num nicho do mercado.
Danilo Gentili se tornou uma das maiores audiências da Band
“AINDA É CEDO”
Danilo Gentili cresceu. 2012 foi o ano em que o apresentador abandonou de vez o rótulo de “Ex-CQC” e alcançou identidade própria, tornando-se uma marca independente. Seu Agora é Tarde chegou a marcar 7 pontos em plena madrugada e, não raro, se colocar entre as maiores audiências da Band.
O grande mérito de Danilo é ter incorporado o humor escrachado ao formato de talk-show, gerando um programa engraçado sem, porém, abandonar o convidado ao seu lado. Não são poucos os que dizem que, estivesse numa emissora maior, Danilo já estaria vencendo o jurássico Jô Soares, fato este, aliás, que já aconteceu.
Mesmo com fórmula antiga, "Cidade Alerta" é um acerto na programação da Record
“CORTA PRA MIM!”
Não poderia haver fórmula mais antiga e nome mais desgastado, mas, confirmando a tese de que o público jamais seguiu a lógica, o “novo” Cidade Alerta tornou-se o sustentáculo da média-dia da Record. Comandado por um revoltado Marcelo Rezende, o programa se mantém à frente do SBT por cerca de três horas, resultado fundamental para compensar as constantes derrotas do burguês Jornal da Record, da cara Balacobaco e da decepcionante Fazenda de Verão.
"Tapas & Beijos" se renovou e segue como um dos destaques na Globo
“SITCONS” GLOBAIS
Da ainda “fresca” Tapas e Beijos à tradicionalíssima A Grande Família, as séries da Globo se destacaram em 2012. A emissora conseguiu, definitivamente, trazer um pouco da linguagem americana de seriados ao gosto popular. Se há alguns anos o formato de “sitcom” (“Comédias de situação”) ainda engatinhava no Brasil, hoje ele já corre a passos largos. Tapas e Beijos, por exemplo, já superou o Ibope da atual novela das 19h.
Roberto Cabrine fortaleceu sua marca com um jornalismo independente
CÂMERA NERVOSA
Em tempos de “jornalismo investigativo” produzido em salas com ar condicionado ou baseado em formatos importados, Roberto Cabrini continua a seguir o caminho original. Seu impecávelConexão Repórter é pautado pela independência editorial e, principalmente, pela coragem de suas câmeras. Em 2012, o público reconheceu o valor do jornalístico, que se tornou o maior share do SBT, obtendo audiências superiores às do horário nobre da Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário